Cidadania Queluz » EMMA Espaço público da cidade Sat, 07 Nov 2009 18:49:24 +0000 http://wordpress.org/?v=2.8.5 en hourly 1 EMMA : a nova escola de música da cidade de Queluz /2009/11/emma-a-nova-escola-de-musica-da-cidade-de-queluz/ /2009/11/emma-a-nova-escola-de-musica-da-cidade-de-queluz/#comments Sun, 01 Nov 2009 17:56:53 +0000 susete evaristo /?p=7684 emmaEntrevista a Pedro Duarte, director da Escola de Música de Monte Abraão

1. Quanto tempo tem a escola?
A EMMA abriu no dia 9 de Outubro deste ano mas está englobada numa rede de mais de 6000 Escolas Yamaha Music Schools com 50 anos de experiência.

2. Como começou este projecto? Como surgiu a ideia?
Este projecto começou como todos, inicialmente no papel e depois passou-se ao planeamento e à execução, esse processo demorou dois anos. Este projecto surge do desenvolvimento de um novo e inovador conceito pedagógico ao nível do ensino musical baseado em 3 eixos: Saber, Saber Fazer e Demonstração de Saber.

Este conceito foi desenvolvido e posto em prática em casos pontuais ao longo de mais de uma década com resultados excepcionais. Numa segunda fase apareceu a parceria com a Yamaha Music Schools cuja filosofia pedagógica assenta nos mesmos princípios inovadores. Pode-se dizer que houve um encontro entre formas iguais de pensar.

Aliamos a isso o facto de existirem novas exigências por parte do cliente tipo deste tipo de serviços, por isso apostamos na criação das condições necessárias para sermos mais do que uma Loja ou Escola.

Decidimos criar uma Empresa que além de comercializar Instrumentos e Acessórios é prestadora de serviços na área do Ensino de Artes com a melhor relação Qualidade/Preço do mercado. Conseguimos.

As infra-estruturas e equipamentos de qualidade superior obrigaram a um investimento pesado e por esse facto a Direcção da E.M.M.A. recorreu a uma candidatura ao IEFP de apoio ao investimento e criação de postos de trabalho, sem a qual este projecto seria impossível.

Foi assim que criamos a Escola de Música Actual nº1 do Concelho.

A opção de abrirmos no Monte Abraão prende-se com o facto da nossa filosofia empresarial estar assente no marketing de serviços e virada para o cliente. Sendo o Monte Abraão uma área com 40 mil residentes, com duas estações de comboio, com novos acessos que aproximam a zona Oeste do concelho à zona Este, pela proximidade ao IC19, próximo de Queluz, Belas, Massamá, Venteira e Mina na Amadora, não poderia deixar de ser a nossa aposta de localização.

3. Que actividades e espaços tem a escola?
A base principal é a escola e a loja de instrumentos e acessórios. Além destas também fazemos gestão e produção de eventos com forte componente musical, agenciamento e gravação áudio.

Vendemos instrumentos, acessórios e materiais pedagógicos aos nossos clientes (apenas aos nossos clientes), na EMMA poderão encontrar aulas de guitarra eléctrica e acústica, baixo, bateria, piano, sintetizador, órgão, saxofone, violino, canto, teoria musical, iniciação musical (com o curso Yamaha Estrelita reconhecido internacionalmente como o melhor curso de iniciação musical), treino auditivo, composição, Agrupamento, Interacção Musical e Mentorização de Carreiras.

Temos salas amplas e confortáveis equipadas com o melhor que há para possibilitar as melhores condições aos nossos clientes. São 300m2, divididos em salas de características diferentes, estúdio, 3wcs.

4. Com quantas pessoas contam para desenvolver todas as actividades?

Temos uma forte componente de Outsourcing, dos 12 colaboradores, apenas 3 são efectivos. Professores, formadores e músicos profissionais.

5. Já têm inscrições? Quantas pessoas esperam?
Sim, a adesão tem sido elevada. Sente-se que o mercado esperava pelo aparecimento de uma estrutura deste tipo que possibilitasse a melhor qualidade a preços o mais reduzido possível.

Temos um objectivo que é atingir a meta dos 600 clientes activos em 4 anos.

Todavia para este ano as vagas são limitadas a 150 clientes pois além de sermos loja e escola, somos um clube visto que funcionamos 11 meses por ano, sem férias escolares, todos os alunos podem usufruir das instalações e equipamentos nas horas de formação e fora destas para praticar e estudar. Este tipo de oferta de serviços vai sendo optimizada razão pela qual existe esta limitação no corrente ano.

Os interessados podem obter mais informação em www.emma-actividades-musicais.pt , telefonar para o 966947597 ou visitar as nossas instalações.

6. Qualquer pessoa pode inscrever-se?
Temos diversos cursos e planos que vão desde a música para bebés até aos cursos para Seniores (+60). Cada plano tem particularidades diferentes e preços diferentes pois foram idealizados para pessoas diferentes. Não temos apenas uma solução, temos dezenas: Quem escolhe é sempre o cliente com base nas suas necessidades, objectivos e orçamento. As nossas ofertas começam em 30€ e vão até aos 150€ de mensalidade, pelo meio temos dezenas de soluções diferentes a apresentar aos nossos clientes.

A acrescentar a isso, temos planos familiares com redução do preço, Planos Flexíveis em que o próprio cliente define o que pretende, descontos aos clientes na compra de instrumentos, etc.

Para se inscreverem os menores de idade têm de se fazer acompanhar pelo seu encarregado de educação e é este quem estabelece as condições da prestação de serviços e planos de pagamentos.

Muitas vezes somos confrontados com uma ideia preconcebida que para se tocar um instrumento é necessário ter certas características especiais: -É um preconceito desadequado com a realidade visto que estudos demonstram que 83.3% das pessoas têm o que é necessário para serem bons instrumentistas, i.e. praticamente quase toda a gente pode e consegue desde que bem orientada sob um método de ensino assente nos resultados práticos.

7.Que projectos têm?
Temos alguns projectos que queremos implementar, nomeadamente as Workshops externas onde iremos às escolas de ensino oficial fazer acções de dinamização cultural. Também temos em mente realizar Workshops de dança, o curso de música Hip-hop, curso de teatro, curso de escrita criativa e preparação para castings. Pretendemos abrir formação noutros instrumentos tais como a guitarra Portuguesa e o Acordeão.

8.O que pode dizer mais acerca da escola e de todo o projecto em si?
A EMMA é uma Escola YMS (Yamaha Music Schools), dirigimos o ensino musical através de cursos desenhados para vários tipos de estudantes, inclusive crianças, jovens e adultos, desde principiantes até àqueles que desejam adquirir um nível musical mais elevado.

Após longo tempo com experiências práticas (50 anos), o actual Sistema de Educação Yamaha, que introduz os seus próprios métodos, estabeleceu-se com o objectivo de despertar o potencial das crianças e desenvolver a sua capacidade de expressão através da música. Este sistema é reconhecido internacionalmente por governos, instituições, pedagogos, professores e músicos profissionais, como um dos melhores e com mais resultados.

Actualmente, as Escolas de Música Yamaha, têm um amplo sistema de ensino com mais de um milhão de estudantes, vinte mil professores em seis mil escolas diferentes. Mais de 6 milhões de estudantes já terminaram a sua formação nestas escolas.

Os moradores do concelho de Sintra têm agora à sua disposição estes serviços de excelência, na forma de uma Escola de Musica Actual e Ecléctica, que passa pelo pop, rock, blues, todos os géneros numa viagem até ao Jazz.

A diferença é a excelência, o método de ensino, as instalações e equipamentos, a melhor razão qualidade/preço do mercado e os serviços normalizados orientados para o cliente.

Música não é um luxo, música é para todos!

]]>
/2009/11/emma-a-nova-escola-de-musica-da-cidade-de-queluz/feed/ 10