No decorrer das obras da Avenida Miguel Bombarda, a Câmara Municipal de Sintra fundiu um parque com estacionamento. O resultado é caricato e foram gastos mais de 200 mil euros nesta obra.
Reparação e beneficiação de arruamentos e colectores?
Segundo a placa de identificação da obra, tratava-se de reparação e beneficiação de arruamentos e colectores, no entanto, em vez disso foi criado um parque e estacionamento: tudo por 212.480,60€. Uma obra da autoria do empreiteiro João Domingos Duarte LDA.
O parque de estacionamento foi construído num local ermo e sem qualquer movimentação de pessoas a não ser dos que ali estacionam, ou seja, um local ideal para que ocorram furtos de viaturas e assaltos. Como já é habitual em Queluz, o parque obedeceu a uma estratégia casuística de aliviar a falta de estacionamento na Av. Miguel Bombarda. É duvidoso que os 200 mil euros investidos neste parque de estacionamento valorizem a cidade, ou se a desvalorizam.
Apesar do Parque de Estacionamento estar na zona do leito de cheia do Rio Jamor, não foram criados mecanismos de escoamento de água, nem se actuou na prevenção construindo-se pavimento permeável.
Parque de estacionamento caricato
O caricato deste parque de estacionamento é a disposição dos lugares de estacionamento, que permite duas entradas e uma faz-se por cima do passeio, o que é um exemplo certamente pedagógico da Câmara Municipal de Sintra.
Desconhece-se o nome do técnico da Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal de Sintra que concebeu e aprovou esta obra. Desconhece-se também o motivo para esta obra não figurar em destaque no site da Câmara Municipal de Sintra.
Localização:
O Cidadania Queluz dá o exemplo de um parque de estacionamento de qualidade com pavimento permeável, e o caso descrito neste artigo: um parque de estacionamento sem qualidade. Ambos na freguesia de Queluz.
Ver Parque de estacionamento num mapa maior