Novos contentores do lixo: 2500 problemas para a Câmara resolver
No dia 3 de Julho foi assinada a extensão do contrato com a empresa SUMA para a recolha dos lixos da cidade de Queluz. A extensão do contrato prevê a substituição de todos os contentores onde a SUMA efectua a recolha, ou seja, em toda a cidade de Queluz.
Na Universidade de Verão do PSD, Fernando Seara referia em entrevista que a sua estratégia em Queluz passava pela preocupação no lixo e na água, mas a sua preocupação parece não ter corrido bem. A Câmara poderá estar a receber dezenas de reclamações relacionadas com a instalação dos novos contentores de lixo.
2500 problemas por resolver
No novo contrato, não disponível na página da Câmara Municipal de Sintra, está prevista a instalação de 2500 contentores. Antes da sua instalação desconhece-se se a empresa SUMA fez um estudo com a população para testar a eficácia dos novos contentores.
Novos contentores dispensam cantoneiros
Na apresentação dos contentores, a principal vantagem decorrente dos mesmos é a dispensa de cantoneiros, ou seja, com a instalação destes contentores a empresa SUMA poderá vir a reduzir custos com pessoal.
Cidadãos de Queluz protestam contra os novos contentores
Quer no Cidadania Queluz, como em vários mails que a Câmara e as Juntas da cidade estão a receber, os cidadãos de Queluz estão a protestar contra os novos contentores:
- Ocupam lugares de estacionamento pois não cabem nos lugares específicos.
- São difíceis de abrir, o que leva algumas pessoas a depositar o lixo ao lado dos contentores.
- Novos contentores não têm sinalética com instruções.
- Novos contentores são pesados e em caso de necessidade, as rodas só permitem a sua deslocação para a frente e para trás.
- As crianças e idosos não conseguem manusear os contentores do lixo.
- Contentores estragam paisagem visual da cidade e são pouco estéticos.
A Câmara Municipal de Sintra, afastada da realidade, pode não ter previsto esta situação e ao contrário da Câmara Municipal de Oeiras onde os contentores são subterrâneos, na cidade de Queluz instalaram contentores gigantes que transformam a cidade num mega depósito de lixo. Nos 4 caminhos, pela dimensão exagerada dos contentores existem lojas que ficaram com pouca visibilidade para a estrada.
Novos contentores foram instalados a “torto e a direito”
Fátima Campos, presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, escreveu uma carta aberta a Fernando Seara. Fátima Campos alerta o actual presidente da Câmara Municipal de Sintra que era “importante que se tivessem construído, previamente, os cais para alojar estes novos contentores.”
“Estes novos [contentores] foram instalados a “torto e a direito” afirma Fátima Campos.
Após várias reclamações de Fátima Campos, a SUMA entrou em contacto com a própria, e apesar de ter tido conhecimento destas situações, ainda não houve resposta em obras a dezenas de reclamações.
O Cidadania Queluz sabe que na freguesia de Massamá alguns passeios estão a ser restaurados, mas como nos projectos não estava previsto a dimensão destes contentores, a requalificação ficará feita com as dimensões dos contentores anteriores.
Mais imagens dos novos contentores do lixo
Comments (8)
Também em frente da minha casa tenho um destes marmanjos também a roubar um lugar de estacionamento. Se fosse há 11 meses tinha que deixar o lixo ao lado porque tinha sido operado ao joelho e n conseguia usa a alavanca e custa muito a levantar. Agora imagino miudos pequenos ou mesmo idosos a tentarem usar estes contentores! Ou até pessoas com deficiências!
Tirem-me isto daqui!!
Preocupem-se mas é com a criminalidade crescente que assola a região, principalmente em Massama / Pendão / Monte Abraão (Monte Negrão) como já conhecido, em vez de reclamar com os novos contentores, deviam era pedir Esquadras de Policia para estas regiões que se estão rapidamente a transformar em gigantescos Ghettos de escumalha sem eira nem beira.
[...] da instalação de 2500 contentores gigantes na cidade de Queluz, pessoas com deficiência, debilitadas ou idosas não conseguem abrir os contentores. Apresentamos [...]
pra mim o problema maior dos contentores,que moro na ALVES DE SOUSA é ke esta encima do passeio e quando veem despejar deixam-no mesmo a beirinha e com a porcaria de rodas ke tem, tá sujeito a cair pra cima dos carros…e depois de kem vai ser a culpa?até porque com aquelas rodas e com o peso dos contentores,de certeza ke não duraráo muito.o proprio sol as requeimara e acabam por partir-se.mas enfim…há a crise,mas mesmo assim se fáz destas despesas.é por coisas destas e outras ke os nossos governantes fazem,ke alem das pessoas não votarem…o país não anda pra frente.já a minha avó dizia(adeus mundo cada vêz pior)e realmente isto ta cada vêz maissssssssss vergonhoso. a cada dia ke passa a vontade de cá andar é um sofrimento
[...] problema de estacionamento, quer na freguesia de Massamá, Monte Abraão, ou Queluz. Para além de contentores gigantes que agora ocupam lugares de estacionamento, existe uma Câmara que não faz atempadamente o que é da sua [...]
Porque as criticas , construtivas contra os novos contentores(Cinza)apenas bem mais bonitos, mas vão obrigar a despesas acrescidas, devido as necessárias alterações nos passeios devido a serem maiores.
A solução mais lógica não seria a montagem dos contentores de lixo embutidos no solo , visual estetica maior espaço livre e higienicamente seria, mais favorável para todos.
É o respeito que o fernando seara tem pelos municipes! as eleiçoes servem para isso mesmo quem não serve os cidadãos que arranje outro tacho- talvez a suma lhe arranje um lugar como cantoneiro.
[...] destes problemas e alternativas existentes, a Câmara Municipal de Sintra continua sem dar [...]