Legislativas: Partido Socialista promete aprofundar a descentralização
O programa eleitoral do Partido Socialista foi publicado hoje. No programa eleitoral do PS verifica-se que o PS pretende reorganizar todos os poderes autárquicos desde as freguesias às regiões metropolitanas.
O Partido Socialista pretende alterar as competências das freguesias urbanas e das freguesias rurais, que hoje já assumem competências dos municípios por delegação de competências.
Mas a novidade presente no Programa Eleitoral do Partido Socialista passa pela “adopção de um novo regime legal de criação, fusão e extinção de autarquias locais.”
Cidade de Queluz: um paradoxo
No entanto, sobre este ponto, não existem mais desenvolvimentos. Recorde-se que a cidade de Queluz é um exemplo de falta de bom senso na criação de freguesias e limites territoriais.
A Anta de Monte Abraão está no território de Belas não pertencendo ao território da Junta de Freguesia de Monte Abraão. O estado de abandono da Anta é evidente. Razão: a Junta de Freguesia de Monte Abraão não pode intervir.
Massamá Norte e Campinas, apesar de terem população para serem uma freguesia, ou serem integradas na Junta de Freguesia de Massamá, continuam a pertencer a Belas.
A cidade de Queluz e as restantes Juntas de Freguesia da sua área de influência correspondem a todos os critérios para haver um município. A não criação do município de Queluz pode ser uma causa para o pouco desenvolvimento da cidade.
A criação de cidades sem a criação do correspondentes municípios leva a que não haja representação política nas cidades, o que leva a que não haja discussão sobre as mesmas e estratégias locais de desenvolvimento e competitidade face às outras cidades. Contudo, a competitividade e o desenvolvimento dos municípios são um dos pontos chave do programa eleitoral do Partido Socialista.
Um dos pontos que mais causa dúvidas aos cidadãos que não vivem no concelho de Sintra é o facto da cidade de Queluz ter como orgão de governação uma Vila.
Artigos relacionados:
Comentários