Home » Notícias

Retroespectiva da Revista Municipal de Sintra

Cidadania Queluz 14 Junho 2009 Notícias 94 leituras Sem ComentáriosImprimir Imprimir Enviar por mail Enviar por mail

A revista municipal do concelho de Sintra é um arquivo histórico das promessas e de trunfos anunciados, de ideias e de muitos projectos não executados. Transcrevemos aqui alguns textos:

Julho/Agosto/Setembro de 2002

Fernando Seara garante política humilde e próxima dos cidadãos

Humildade, transparência e proximidade” são os trunfos de Seara, líder da coligação PSD/CDS-PP vencedora das eleições autárquicas de Dezembro passado, para assumir o governo do concelho de Sintra, “onde o problema mais gritante é o das acessibilidades”.

Outubro/Novembro/Dezembro de 2002

Dia sem Carros em Queluz

Este circuito urbano serviu de ensaio para a implementação futura desta carreira que funcionará sem paragens pré-definidas, ou seja, os utentes podem entrar e sair quando o desejarem. Um projecto que agradou aos munícipes de Queluz. A escolha desta cidade  foi decidida no âmbito de uma preocupação de desenvolvimento sustentável, já que nos últimos anos a autarquia executou um conjunto de obras naquele aglomerado urbano, tendo elaborado o estudo “Queluz, Intervenção Operacional Estratégica”. A área escolhida para o “Dia Europeu sem Carros” foi uma área central, a chamada “baixa” e que integra a Intervenção Operacional Estratégica de Queluz.

Abril/Maio/Junho de 2003

Três ciclovias em Sintra

No concelho de Sintra a concepção de um modelo para a implementação de uma Rede Municipal de Ciclovias assenta na delimitação de três áreas territoriais: a área do corredor Atlântico que corresponde à área do Parque Natural de Sintra-Cascais, a área do corredor da envolvente à Via de Cintura da Área Metropolitana de Lisboa e a área do corredor Urbano entre a estação ferroviária de Sintra e a estação de Queluz-Massamá.

Outubro/Novembro/Dezembro de 2003

Empresas Municipais… urgente intervir

O Bloco de Esquerda no seu programa eleitoral de candidatura considerava grave e preocupante a dinâmica então existente de criação de empresas municipais à custa da transferência de serviços camarários de relevo para elas, pois, desta forma, retiravam-se ao controle democrático dos eleitores, sectores importantes dos serviços camarários, esvaziando a câmara e abrindo espaço à criação de cargos de confiança e influência política. João Silva BE

Janeiro/Fevereiro/Março de 2004

Para quando a abertura da Biblioteca em Queluz?

Quanto à Biblioteca Municipal de Queluz, apesar de estar a finalizar a obra à época de 2001, não entrou até hoje em funcionamento. Porque será? Será estranho que demore tanto tempo a equipar uma biblioteca como a proceder à sua construção. Perdem os munícipes da Cidade de Queluz e perde o Concelho que podendo disponibilizar um recurso fundamental na educação de todas as faixas etárias o não faz. Até quando será possível suportar este desleixo pelo que é essencial!  Vereadores do PS

Abril/Maio/Junho/2004

Passagem para peões e bicicletas ligará Queluz à Mata da Matinha

A construção de uma passagem para peões e ciclistas sobre o IC19 (Sintra/Lisboa) ligando o Palácio de Queluz à Mata da Matinha é um projecto da Câmara de Sintra para tornar aquela zona no novo “pórtico” do concelho. “O novo passadiço vai ligar uma zona verde de Queluz de grande dimensão até ao Pendão, atravessando o IC19, e permitirá o usufruto deste património único pela população”, explicou o vereador das Obras Municipais, Luís Duque, numa visita ao Quartel de Artilharia Anti-Aérea (frente ao Palácio de Queluz), onde também esteve o presidente da autarquia, Fernando Seara.
De acordo com o arquitecto paisagista da autarquia, Álvaro Manso, a ideia “é requalificar o espaço do Palácio e todos os parques adjacentes ao quartel, um conjunto arquitectónico que constitui um ex-libris do barroco no país e deve ser um local privilegiado de passeio”. Em cima da mesa estão três possibilidades de construção da passagem – que deverá ter cerca de 30 metros – mas que incluirão sempre uma travessia pedonal e ciclovia.
Segundo Álvaro Manso, “o lançamento e o local desta estrutura já está a ser estudado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) relativamente a questões como o ruído e o impacte ambiental”.
“Um dos objectivos é abrir à população os viveiros da (antiga) Junta Autónoma de Estradas que têm um valor incalculável. Outro é cortar o trânsito em toda a zona do largo do Palácio/Quartel, já numa fase mais avançada da concretização do projecto. O ideal é adaptar a zona à escala do peão e dos acontecimentos históricos e não do automóvel”, disse o arquitecto.
Segundo avançou Luís Duque, uma das hipóteses é escoar o trânsito pela variante ao IC17 que ligará o Nó do Hospital ao Lido, seguindo depois para Belas.

Orçamento participativo, uma pedrada no charco

Por isso propomos: envolvam-se as eleitoras e eleitores deste concelho na definição desse orçamento. Pergunte-se em cada freguesia onde é que os munícipes querem que prioritariamente o executivo municipal invista. Quais as obras prioritárias. Convoquem-se em cada uma das vinte freguesias Assembleias amplas as Juntas e Assembleias de Freguesia, as restantes forças vivas das freguesias,  associações, colectividades, escolas, grupos culturais e outras entidades colectivas, simples cidadãos interessados em dar o seu contributo. Dê-se voz aos munícipes. Recolham-se todos esses contributos. E, então sim, com base neles e nas verbas disponíveis elabore-se uma proposta de plano e orçamento.
A Democracia representativa sairá reforçada pela força da democracia participativa. João Silva BE

Espaços urbanos estão a ser requalificados

A requalificação da Praceta Simões de Almeida Júnior, na Freguesia de Monte Abraão. Este espaço está a ser objecto de obras de beneficiação e remodelação, que incluem a criação de lugares de estacionamento, a recuperação do pavimento, a construção de muros e a substituição das árvores existentes por espécies mais adequadas.

Janeiro/Fevereiro/Março de 2005

Massamá vai ter Centro de Saúde

A população de Massamá vai receber uma nova unidade médica, que funcionará como extensão do Centro de Saúde de Queluz. A obra foi adjudicada em reunião de Câmara, em finais de Dezembro do ano passado, por cerca de quatro milhões de euros.

Abril/Maio/Junho de 2005

Iluminação pública: Plano de remodelação revolucionário

O crescente aumento do sentimento de insegurança e o crescimento das áreas urbanas não foram acompanhados, nas últimas décadas, pela adequação das redes de infra-estruturas eléctricas e de iluminação pública. Conhecedora destes factos a Câmara de Sintra definiu em Novembro de 2003 um plano de remodelação das infra-estruturas eléctricas a executar em dois anos, que se caracteriza por:
| Substituir todas as lâmpadas
de vapor de mercúrio existentes nos arruamentos do concelho por lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão. Esta acção está neste momento realizada em 75%, ficando concluída até Novembro próximo. No global estes trabalhos significam a instalação de 24 mil pontos de luz e um investimento de 2 500 000 euros. Neste momento, freguesias como Algueirão Mem Martins, Rio de Mouro, São Marcos, Massamá, Monte Abraão, Queluz, Belas e Casal de Cambra que tinham grandes carências ao nível da iluminação pública encontram-se remodeladas, estando substituídos todos os pontos de “luz branca” existentes nos arruamentos.

Um pouco mais do mesmo

O Plano Director Municipal, prevê que 719ha (42%) da Serra da Carregueira sejam destinados a espaço de desenvolvimento turístico. A população prevista para esta área é de 25.000 habitantes o que implica a construção de numerosas habitações e diversos equipamentos em zona ecologicamente sensível. O Plano de Urbanização que irá ser elaborado pela CMS, não pode respeitar o PDM. Deve orientar-se pelo PROT-AML que legalmente se sobrepõe ao PDM. Deve garantir a salvaguarda de toda a área ecologicamente importante propondo a sua classificação como área para a conservação da natureza. O Plano de Urbanização não pode ceder às pressões dos lobies do turismo e do imobiliário. BASTA DE BETÃO! O corredor urbano de Queluz a Sintra precisa de respirar, não precisa de mais betão. A Serra da Carregueira, como pulmão verde, é fundamental para a requalificação ecológica deste corredor urbano onde se concentram 82% da população do concelho. João Silva BE.

Outubro/Novembro/Dezembro de 2005

Editorial

No passado dia 9 de Outubro os sintrenses decidiram livre e democraticamente quem querem à frente dos destinos do concelho por mais quatro anos. Mais do que o sabor da vitória da maioria absoluta alcançada pela Coligação “Mais Sintra”, muito me honrou o voto de confiança que me deram os homens e mulheres de Sintra. Acreditaram em mim. Nas minhas convicções, nas minhas causas. Agora, cá estou novamente, com alma e dedicação, a dar o meu empenho, o meu trabalho, o meu esforço e, fundamentalmente, o meu coração. Fernando Seara da Mais Sintra.

Recuperar o tempo perdido

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura Este simples ditado popular podia bem espelhar o que se passou com a apresentação do orçamento municipal para 2006. São conhecidas as muitas criticas que sempre fomos fazendo durante quatro anos aos orçamentos apresentados pela Coligação Mais Sintra. Tratavam-se de facto de orçamentos de valores anormalmente elevados, que se traduziam na prática depois com baixíssimas taxas de execução. Ano após ano foi assim. O documento apresentado este ano contêm em si algumas alterações que apontam para um caminho de verdade nas contas municipais. Realçamos o facto de o valor global do orçamento municipal ter baixado significativamente, aproximando-se mais da receita expectável. PS

Janeiro/Fevereiro/Março de 2006

“Árvores do algodão” vão ser retiradas

As “árvores do algodão” existentes em algumas freguesias de Sintra vão ser retiradas e substituídas por espécies mais saudáveis. Esta decisão da Câmara resulta das inúmeras queixas dos munícipes em relação aos elementos alérgicos que algumas dessas árvores libertam. A operação de substituição irá decorrer este ano, nas freguesias de Massamá e Monte Abraão. Serão ainda plantadas, em sua substituição, outras espécies menos nocivas para a saúde, e refeito o calçado.

Outubro/Novembro/Dezembro de 2006

Nova escola em Monte Abraão

Teve início em finais do mês de Agosto a construção da Escola de Ensino Básico do 1º Ciclo de Monte Abraão, uma obra que se assume de extrema importância, uma vez que irá aliviar a Escola nº1 de Queluz, o estabelecimento de ensino do 1º Ciclo com maior número de alunos em Portugal (950).
A nova escola, com uma área útil de 1.695 metros quadrados, entrará em funcionamento no ano lectivo de 2007/2008, já que a duração desta empreitada está prevista durar pouco mais de 10 meses.
A obra, com um valor superior a 1.500.000 c, prevê a construção, no primeiro piso, de um ATL, oito salas de aulas, sala de informática, biblioteca, sala de professores, sala de expressão plástica, duas salas de aulas no ATL, gabinete médico, entre outras.
No piso térreo, irá ficar localizado refeitório e a cozinha, balneários, uma sala polivalente, recreio coberto e arrumos.

Janeiro/Fevereiro/Março de 2007

Carta Educativa do Concelho aprovada

A Carta Educativa será o instrumento fundamental para o planeamento e gestão do parque educativo de Sintra até 2016 e prevê um investimento total na ordem dos 95 milhões de euros, repartidos entre a Câmara Municipal de Sintra e a Administração Central. Neste documento encontram-se contempladas algumas alterações ao actual parque educativo, destacando-se a construção de 499 novas salas de aulas e a reconversão de 13 escolas em Jardins de Infância, equipamentos de que o Concelho se encontra carenciado, estando apenas prevista a eventual suspensão de um máximo de seis (6) estabelecimentos de ensino. De referir que a Carta Educativa será permanentemente monitorizada, bem como objecto de acompanhamento por uma comissão, cuja composição foi também aprovada por unanimidade no Conselho Municipal de Educação.

Cidadania e Participação: aprofundar a Democracia

A comunicação social tem aludido à continuação, em breve, da expansão do Belas Club de Campo. Apesar dos insistentes pedidos de esclarecimento do Bloco de Esquerda, o Executivo Camarário nada adianta sobre a preservação da Serra da Carregueira (afectada por este empreendimento) nem sobre os planos de Estrutura Verde do Município e Plano Municipal de Ambiente. A esta atitude da CMS, o Bloco de Esquerda responde com a exigência do alargamento dos mecanismos de participação cidadã na planificação e na tomada de decisão em torno das questões municipais e das freguesias. Esta é uma das traves mestras da chamada Agenda 21, o plano da ONU para o desenvolvimento sustentável no século XXI, aprovado por Portugal (e mais 172 países), na conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento do Rio, em 1992. Miguel Portas, André Beja e Carla Henriques do BE

Abril/Maio/Junho de 2007

Matinha de Queluz reabre ao público

A Matinha de Queluz, uma pequena tapada anexa ao Palácio Nacional de Queluz e separada dos seus jardins pelo IC19, possui entre as inúmeras espécies arbóreas espontâneas um povoamento relíquia de sobreiros e outra vegetação natural, sendo entendida, no meio científico, como uma potencial reserva genética.

Parque Urbano de Queluz recebe 35 casas para pássaros

Foram instalados no Parque Urbano Felício Loureiro, na cidade de Queluz, 35 casas-ninho com o objectivo de promover a criação de habitats para chapins e outras aves insectívoras. Construídas a partir de madeiras reutilizadas, as casas-ninho podem contribuir para a preservação e conservação de espécies de aves selvagens e para a promoção do controlo natural de insectos. O objectivo destes T1 com vista para o parque é atrair um número cada vez maior de pássaros para um local densamente urbanizado, como é a cidade de Queluz.

Outubro/Novembro/Dezembro de 2007

Nova Escola em Monte Abraão

Numa das mais densamente povoadas freguesias do Concelho de Sintra,  a Câmara Municipal construiu mais uma escola destinada ao ensino básico e jardim de infância. Trata-se da EB do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Monte Abraão, uma obra que se assume de extrema importância, uma vez que irá atenuar o excesso de crianças da escola nº 1 de Queluz, o estabelecimento de ensino do 1º Ciclo com maior número de alunos em Portugal (cerca de 950 crianças frequentaram esta escola no passado ano lectivo). Inaugurado a 11 de Outubro, este novo equipamento escolar está bem equipado e apresenta um grande espaço exterior destinado ao recreio dos alunos. Biblioteca, Sala de Informática, Sala de Expressão Plástica e Gabinete Médico são alguns dos espaços desta escola, que tem uma área total de 4.455 metros quadrados e capacidade para acolher cerca de 265 crianças, podendo ir até aos 400 alunos em regime duplo. O edifício tem uma área coberta de 1.600 m2, um recreio coberto com 230 m2 e uma área descoberta com 2.625 m2. Constituída por dois pisos, esta escola tem no piso térreo o refeitório, cozinha, uma sala polivalente, uma arrecadação geral, dois balneários  e duas instalações sanitárias (sendo uma destinada a pessoas com deficiência). Neste piso  existe, ainda, um recreio coberto. O primeiro piso distribui-se por duas salas destinadas ao Jardim de Infância, oito salas de aula destinadas ao 1º Ciclo, duas salas de professores, uma sala para a Associação de Pais, uma secretaria, uma sala de direcção, um Gabinete Médico, uma sala de informática, biblioteca, quatro instalações sanitárias (também aqui, uma destinada a pessoas com deficiência), uma sala de expressão plástica e um recreio coberto com 136 m2. Neste novo equipamento, a Câmara Municipal de Sintra investiu um milhão e quinhentos mil euros.

Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro 2008

Limpeza das linhas de água

Para evitar as cheias que habitualmente ocorrem no Inverno, a Câmara de Sintra tem em curso uma grande campanha de limpeza  e desobstrução das linhas de águas que atravessam o Concelho. Desde o final do Verão passado que a autarquia tem vindo a intervir nos locais considerados de risco.

O fim da grande coligação de Sintra

Face à aproximação de um ano eleitoral complicado, o PS quis desvincular-se da incómoda posição assumida em 2005, quando, por necessidade de se manter perto da esfera do poder, aceitou participar naquela que se transformou na Grande Coligação dos partidos que, nos últimos 32 anos, governaram Sintra. BE

Recuperar o tempo perdido VIII – Investimento municipal precisa-se

É fundamental que todos os cidadãos se mobilizem na promoção do emprego e das empresas. À câmara municipal é fundamental que promova medidas que ajudem empregados e empregadores a ultrapassar as dificuldades existentes. PS

Construir o Presente, ganhar o Futuro!

Contivemos os núcleos urbanos, que então surgiram, e apostámos na qualificação do espaço público. Mobilizámos vontades (com a colaboração das juntas de freguesia e pelo apoio financeiro que lhes prestamos) e concretizámos a valorização de arruamentos, beneficiámos os espaços verdes, reforçámos a iluminação pública, melhorámos a mobilidade rodoviária e construímos espaços de lazer. Mais Sintra

Tags:, , ,


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Não foi ainda avaliado)
Loading ... Loading ...

Comentarios

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

雪茄| 雪茄烟网购/雪茄网购| 雪茄专卖店| 古巴雪茄专卖网| 古巴雪茄价格| 雪茄价格| 雪茄怎么抽| 雪茄吧| 雪茄哪里买| 雪茄海淘| 古巴雪茄品牌| 推荐一个卖雪茄的网站| 非古雪茄| SO站| 港水雪茄 帕特加斯d4 大卫杜夫雪茄 高希霸雪茄 蒙特雪茄 好友雪茄

古巴雪茄品牌| 非古雪茄品牌

DecorCollection歐洲傢俬| 傢俬/家俬/家私| 意大利傢俬/實木傢俬| 梳化| 意大利梳化/歐洲梳化| 餐桌/餐枱/餐檯| 餐椅| 電視櫃| 衣櫃| 床架| 茶几

橫額| 貼紙| 貼紙印刷| 宣傳單張| 海報| 攤位| foamboard| 喜帖| 信封

QR code scanner| SME IT| system integration| inventory management system| label printing| Kiosk| Voice Picking| POS scanner| POS printer| System Integrator| printing labels| warehouse management| thermal printer| mobile solutions| mdm solutions| mobile device management

邮件营销| Email Marketing| 電郵推廣| edm营销| 邮件群发软件| edm| 营销软件| Mailchimp| Hubspot| Sendinblue| ActiveCampaign| SMS

Tomtop| Online Einkaufen

Beauties' Secret化妝及護膚品

Addmotor electric bike shop

地產代理/物業投資| 租辦公室/租寫字樓| Office for lease / office leasing| Office building| 甲級寫字樓/頂手| 商業大廈| Commercial Building| Grade A Office| Office for sale| Hong Kong Office Rental / Rent Office| 地產新聞

香港甲級寫字樓出租

中環中心| 合和中心| 新文華中心| 力寶中心| 禮頓中心| Jardine House| Admiralty Centre| 港威大廈| One Island East| 創紀之城| 太子大廈| 怡和大廈| 康宏廣場| 萬宜大廈| 胡忠大廈| 信德中心| 北京道1號| One Kowloon| The Center| World Wide House

| Wycombe Abbey| 香港威雅學校| private school hong kong| English primary school Hong Kong| primary education| top schools in Hong Kong| best international schools hong kong| best primary schools in hong kong| school day| boarding school Hong Kong| 香港威雅國際學校| Wycombe Abbey School