Obras em Queluz levantam problemas de segurança, BE Sintra
O BE/Sintra visitou esta manhã a Av. Miguel Bombarda, em Queluz, artéria que está a ser alvo de obras de requalificação. No local é possível constatar um conjunto de situações que põem em causa a segurança de pessoas e bens:
- Inexistência de isolamento das obras, sendo possível a qualquer pessoa circular por toda a zona de intervenção;
- Tampas de esgoto abertas;
- Escavações sem vedação;
- Precariedade nos acessos aos prédios, pondo em causa a mobilidade de idosos, crianças e pessoas com necessidade especiais;
- Automóveis estacionados na zona de estaleiro;
- O único passeio disponível continua ocupado por estacionamento abusivo, limitando a mobilidade dos peões
Verificou-se ainda que as obras de integração dos logradouros no espaço público põem em causa a integridade dos edifícios que lhes são contíguos, uma vez que não estão a ser tomadas medidas para garantir a consolidação e a impermeabilização das suas fundações, aumentando assim a probabilidade de, no futuro, surgirem fissuras e infiltrações nestes prédios.
A visita realizou-se após o alerta dado por uma moradora local, que, a 14 de Maio, enviou um reclamação à Câmara de Sintra - e a mais 18 entidades, entre as quais os partidos com representação na Assembleia da República -, não tendo ainda obtido quaisquer respostas.
O Bloco de Esquerda de Sintra irá pedir explicações à Câmara Municipal, responsável pela obra, exigindo uma intervenção com carácter de urgência para responder aos problemas identificados, bem como a outros que os moradores venham a referir.
A requalificação da Av. Miguel Bombarda é uma aspiração de longa data da população de Queluz, estando o BE de acordo com esta intervenção. No entanto, é imperativo que as obras em curso respeitem todas as normas de segurança para pessoas e bens, devendo ser também garantidas medidas para minimizar o incómodo causado a moradores e transeuntes.
BE Sintra
Comentarios