Sintra aprova medidas para defesa do bem estar animal
A Assembleia Municipal de Sintra aprovou ontem o Regulamento de Animais do Município de Sintra, através do qual a autarquia se compromete com a promoção do bem-estar animal no concelho.
A versão final do regulamento inclui um conjunto de alterações que os Deputados Municipais fizeram à proposta apresentada pela Câmara.
Entre estas alterações, destaca-se a introdução de uma proposta do Bloco de Esquerda, onde se assume que o apoio institucional ou a cedência de recursos, por parte da autarquia, para a realização de espectáculos com animais fica condicionado pela não existência de actos que inflijam sofrimento físico ou psíquico, lesionem ou provoquem a morte do animal. Esta proposta foi aprovada pela maioria dos deputados presentes, contando com a oposição da CDU e de alguns eleitos do PS e Coligação Mais Sintra.
O BE/Sintra congratula-se com a aprovação deste regulamento, considerando que, ao assumir medidas de promoção e salvaguarda do bem-estar animal e a recusa de apoio a espectáculos (tais como touradas ou circos) que ponham este princípio em causa, o município está a contribuir para uma mudança de paradigma na relação dos seres humanos com os animais.
Animais em espectáculos públicos são defendidos em quase todo o mundo.
Em quase todo o mundo (refiro-me ao de melhor qualidade de vida) existem
espaços para os animais (pets) saírem da vida de terceiro andar.
Em Portugal onde se podem passear sem reprovação e, ou, penalização???
Em Itália (Milão, por exemplo) é-se multado por não passear um cão pelo
menos 3 vezes por dia. A multa é de 500 euros.
Espaços para os animais? E, já agora, para estacionamento e para as pessoas.
Fernando Ferreira
28 Abril 2009 at 15:31