É necessária uma acção de alerta para contrariar a “rentabilização” que poderá haver com a Quinta Nova de Queluz. Neste sentido foi criado um formulário com um texto baseado no do Bloco de Esquerda e no da notícia do Público que deve ser enviado à Câmara Municipal de Sintra, Juntas de Freguesia da cidade de Queluz e Grupos Parlamentares.
Durante dois dias foi enviado o seguinte mail:
Assunto
Quinta Nova de Queluz deve ser espaço de lazer
Mensagem
A Quinta Nova da cidade de Queluz é propriedade do Estado, classificada como imóvel disponível para rentabilização nos termos previstos na Lei de Programação das Infra-Estruturas Militares.
Fica situada entre o Palácio de Queluz, o IC 19 e o quartel do Exército. Tornou-se, há cerca de dois anos, um espaço de lazer apreciado por praticantes de jogging e caminhada.
A Quinta Nova de Queluz é atravessada por uma ribeira de água limpa onde abundam pássaros e patos e é ocupada por uma mata densa, cruzada por caminhos de terra batida e composta por espécies arbóreas de grande porte, com destaque para pinheiros e sobreiros, além de grande variedade de arbustos. Para além disso tem uma vasta zona de antigas hortas onde avulta um imponente e centenário miradouro encostado ao IC19, dispõe de um complexo sistema de rega bastante degradado, assente em dois tanques de pedra de grandes dimensões e num aqueduto de arcos que transporta a água das minas na mata.
Há 70 anos que a Quinta Nova era ocupada pela empresa Estradas de Portugal e recentemente a mesma mudou-se de instalações para Almada. Com esta mudança de instalações assiste-se ao primeiro passo para que a Quinta Nova de Queluz fique disponível para a “rentabilização nos termos previstos na Lei de Programação das Infra-Estruturas Militares.”
Entendo que a Quinta Nova de Queluz deve ser cedida à autarquia para seja utilizado como espaço de lazer gratuito e público.
Espero que após conhecimento desta situação haja uma acção a favor desta causa que une cidadãos por um espaço verde no meio de tanta pressão urbanística.
Eu quando assinei este formulário para ser enviado á Câmara Municipal de Sintra, era para mais uma vez apoiar esta pretensão, à qual já a tenho defendido ainda antes do Bloco de Esquerda existir.
Assim não quero deixar de estranhar que em vez de uma resposta da Câmara ou do Cidadania, tenha recebido abusivamente um email do BE a responder e agradecer o meu email. Assim desde já protesto que tenham endereçado ao BE o meu email e tenham cedido o meu contacto.
Este é um mail de sensibilização para a situação da Quinta Nova de Queluz e é enviado para os Partidos Políticos na Assembleia Municipal de Sintra (os que têm mail público), Assembleia Municipal de Sintra, Grupos parlamentare na Assembleia da República, Vereadores da Câmara Municipal de Sintra, Exército, Juntas de Freguesia da cidade de Queluz, Agenda 21 de Queluz, Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara (Presidente da Câmara Municipal de Sintra).
Ao preencher o nome e email, o destinatário verá o seu email e nome ao qual responderá a esta mensagem a si e a mim e a todos os que enviarem o mail.
O formulário facilita o envio.
Quanto ao BE responder, acho até positivo e espera-se que os restantes destinatários do mail além de responderem ajam para que a Quinta Nova não seja “rentabilizada”.