Os impostos pagos pelos cidadãos de Queluz não têm retorno e são gastos sobretudo na Vila de Sintra. Não é só a cidade de Queluz que é afectada por esta situação: o concelho de Oeiras, por exemplo, apesar de ter requalificado o Rio Jamor, continua a sofrer com a poluição que vem de Queluz e da Serra da Carregueira.
O Concelho de Sintra não se irá preocupar em desenvolver uma política de desenvolvimento cultural, económico e social na cidade de Queluz. A sua estratégia é focada sobretudo na Vila de Sintra e vai fazendo pequenas obras casuísticas na cidade de Queluz.
Enquanto não tiver um Executivo Municipal e uma Assembleia Municipal que reflicta e aja sobre os problemas da cidade e defina estratégias de desenvolvimento, a cidade de Queluz será mais uma cidade à deriva de um concelho atrofiado pelo seu vasto território.
A insegurança é um dos problemas que mais afecta a cidade de Queluz. As causas podem não passar apenas pela falta de polícia, podem passar por uma democracia local errada que não permite que a cidade de Queluz se desenvolva, não em betão, que esse trabalho fácil e desordenado já foi feito.
A cidade de Queluz começa a ter massa crítica e há muito que já tem eleitores para ser concelho. Existem ainda razões naturais:
O Rio Jamor liga as diversas freguesias que devem constituir a cidade (concelho): Almargem do Bispo, Casal de Cambra, Massamá, Massamá Norte/Campinas, Queluz de Baixo, Tercena, Queluz de Cima e Monte Abraão. A Serra da Carregueira e Rio Jamor constituem-se como principais preocupações a nível do território.
(A freguesia de Queluz deve voltar a ter o nome Queluz de Cima, isto porque não deve existir confusão entre nome de freguesias e cidade/concelho. Por exemplo não existe freguesia alguma no concelho da Amadora chamada Amadora, ou em Sintra, uma freguesia com o mesmo nome.
Acções
- Preparação de uma wiki sobre a cidade de Queluz (em colaboração aberta)
- Petição pela criação do concelho de Queluz (Quando a wiki estiver completa)
Nesta fase pedimos apoio sobretudo na elaboração da wiki que é editável por todos. Em caso de não conseguir editar pode enviar os conteudos para mail@queluz.org
Faça o seu comentário em baixo, ou utilize o trackback desde esta url.
Subscrever estes comentários.
Comentários ofensivos não serão publicados.
Pode utilizar estes códigos : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>