O incêndio começou ontem pelas 21H30 e destruiu o edifício LIDO. Apenas o Restaurante Chimarrão estava a funcionar enquanto o restante edifício encontrava-se abandonado há anos.
O LIDO é recordado pelas gerações mais antigas da cidade como um espaço de lazer onde funcionava o cinema.
Hoje, após anos de abandono, foi declarado pelos Bombeiros Voluntários da Amadora: «totalmente destruído».
Vários cidadãos referem que o edifício deve ser convertido num cinema alternativo e não deve ser submetido à especulação imobiliária. Estaremos cá para assistir o que a Câmara Municipal da Amadora fará a um dos espaços que marcou gerações de cidadãos da cidade de Queluz e da cidade da Amadora.
Não se sabe até ao momento as origens das chamas.
Mais do que um cinema alternativo gostava que a zona ou mesmo o que restou das instalações pudessem ser utilizadas como um pólo cultural que incluísse diversos serviços que podem incluir teatro/cinema, cafés, zona de exposições, lojas de cariz mais alternativo. Faz falta um espaço deste genero na cidade da Amadora.
Os jovens se quiserem sair de casa para beber um café, assistir a um filme, ir ao teatro, beber um copo tranquilamente depois do trabalho tem obrigatoriamente de se deslocar para Lisboa ou para grandes superfícies comerciais.
Que esta tragédia, que a mim muito me toca pois aconteceu no meu bairro (Bairro de Janeiro), ao menos sirva para que daquele espaço nasça algo com real valor para os amadorenses.