Escola Stuart Carvalhais de Massamá entra na operação Queluz - Cidade Criativa.
Por ora, o total das 3 freguesias da Cidade de Queluz já participam nesta operação.
Da ES Padre Alberto Neto (Queluz) : Queluz Criativo
Da ES Miguel Torga (Massamá / Monte Abraão) : Polis XXI (Queluz)
Da ES Stuart Carvalhais : Projecto Estufa e Massamá com pernas
Uma Cidade Criativa e 4 projectos para a Cidade de Queluz, de 3 escolas secundárias diferentes, de 3 freguesias diferentes, e de 4 turmas diferentes.
Estas turmas de 12º ano da Cidade de Queluz pedem a sua colaboração nos seus blogs.
Somos um grupo de trabalho da disciplina de Área Projecto, da Escola Secundária Stuart Carvalhais. Lemos ocasionalmente o vosso blog e encontrámos referência a dois projectos da nossa escola, um dos quais da nossa turma.
Gostaríamos então de dar a conhecer o nosso trabalho.
Muito poucas pessoas conhecem o significado do nome da nossa freguesia (Massamá) e, visto que o tema do nosso trabalho trata a água e a sua importância no planeta, achámos que seria interessante deixar um excerto de uma página da Wikipédia, que passamos a citar (presente numa pesquisa por “Massamá”):
“Povoado de origem árabe, o seu nome deriva do topónimo “MACTAMÔ, que se traduz por “lugar onde se toma boa água “ou “fonte “. Situado a meio caminho das praças fortes de Lisboa e de Sintra, era aqui que os antigos guerreiros, caçadores e viajantes costumavam parar, durante as suas viagens, para descansar e para se refrescarem a si e às suas montadas.”
Ligamos então o nosso tema a uma origem história da freguesia, achando importante salientar alguns dos problemas relacionados com a água em Massamá. Um dos membros do grupo, que vive na zona norte de Massamá (ou “Massamá Norte”) passa todos os dias pelo jardim do lado do LIDL e muito (mas mesmo muito) frequentemente encontra as regas do jardim direccionadas para o CHÃO e não para a RELVA, que se encontra completamente seca, apresentando uma cor amarela e pouco saudável. Em oposição a esta situação, nos dias de muita chuva, os regadores passam um tempo prolongado a regar a relva, alagando todo o jardim. Não podemos continuar a desperdiçar água desta maneira, até porque esta é apenas UMA das MUITAS situações de desperdício em Massamá.
Deixamos então o nosso blog, para que os “Massamaenses” interessados no nosso projecto o possam visitar!
http://umfuturoincerto.blogspot.com
Muito obrigado, e parabéns pelo vosso blog, que “não tem medo” de divulgar os verdadeiros “males” da nossa freguesia